domingo, 19 de julho de 2020

SEMANA 4 - Individuo e comunidade (Escola)



Saudações! 

Eu sei, estamos com saudade da escola, né? Tema de hoje:

Vários pensadores viam a educação como sendo responsável pela transmissão de valores é também objeto de transformação social.

Contudo,  segundo Rousseau, “O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe”. O ser humano em seu “estado de natureza” é superior ao homem “civilizado” pois vive em harmonia com a natureza sem as necessidades supérfluas do homem moderno. A decadência do ser humano em sociedade se deu em alguns momentos, entre eles, a criação da magistratura (escolas) que moldam as pessoas a fazerem parte dessa sociedade decadente.

Tal crítica nos leva a seguinte questão:

A escola é uma instituição que atende as condições sociais é tida como um espaço de socialização.  Desta forma, cabe à escola promover a emancipação dos estudantes através da mais diversas formas de reflexão. Dentre elas, destaca-se a Sociologia e a Filosofia.

Paulo Freire (1921 – 1997) nos propõe em sua Pedagogia Progressista Libertadora, a conscientização dos educandos superando a tendência alienante de uma “educação bancária” que visa o aluno como mero depósito de conhecimentos. Uma vez consciente de si e dos problemas da sociedade em que se encontra, o homem abre as portas para uma reflexão mais crítica e consequentemente transformadora do mundo.



Estamos diante da reflexão de que quem está no poder dita as regras e o que se deve acreditar, a escola tende a replicar a vontade e ideias de quem domina. Essa crítica é encontrada também na reflexão de Foucault ... Para entendermos mais essa questão do poder em Foucault veja o vídeo da série:  

"Ser Ou Não Ser" - Foucault e as relações de poder




E a sequência para quem ficou curioso: 




Então, conhecimento é poder ou poder é conhecimento?



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