segunda-feira, 24 de agosto de 2020

SEMANA 4 A Diversidade dos saberes (Arte, Kant e Escola de Frankfurt)

 Saudações! Nosso ultimo conteúdo abordou a diversidade dos saberes deixando por fim a questão da "Arte" como forma de conhecimento:


A Estética é um ramo da filosofia que reflete sobre o conceito do Belo. Dentro desse conceito você vai ter duas posições: "Gosto é gosto" e não existe uma ideia universal do belo, sendo portando , algo subjetivo (Lembram-se dos Sofistas?) e outra posição é a de que exista sim conceitos universais.

Nessa segunda vertente o PET 3 Semana 4 apresenta o argumento do filósofo alemão Immanuel Kant, que já vimos por aqui defendendo a ideia de "valores universais". logo, na questão d arte não seria diferente: 

"Para Kant, apesar da subjetividade do gosto, a necessidade de universalizar o juízo de gosto a partir da adesão de outros sujeitos a um mesmo julgamento".

Sustentou que uma ideia considerada bela, surge antes, A educação seria responsável pela compreensão da arte e a partir daí, a formação do gosto.

(Há um documentário na Netflix da série Explicando que mostra que até nossos gostos sexuais podem ser puramente ... "construções culturais", basta ver o padrão de beleza de cada cultura ... Curioso? confere lá)

A crítica da Escola de Frankfurt

A arte tem um poder sobre as pessoas e seu modo de pensar:

A Escola de Frankfurt é o nome dado ao grupo de pensadores  alemães do Institudo de pesquisa social de Frankfurt (1920).


Sua produção ficou conhecida como “teoria crítica. Pois apesar da diferença entre os pensamentos de Adorno, Marcuse, Habermas  etc. Todos eles tinham a preocupação em estudar a vida social e compor uma teoria crítica da sociedade como um todo.


Influências? O ponto de partida desses pensadores foi uma releitura do Marxismo... e a teoria freudiana que trouxe a tona, novos elementos sobre o psiquismo das pessoas. Mas há também outras influências como Hegel, Kant e Max Weber.


Em suma, a Escola de Frankfurt concentrou os seus interesses na análise da “cultura de massa”.


Termo que descreve a sociedade atual cujo avanço tecnológico é colocado a serviço da lógica capitalista. Enfatizando o consumo e a diversão como formas de apaziguar os problemas sociais.





A televisão tinha enorme poder na época desses pensadores, mas o que mudou de lá para cá?




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