domingo, 27 de setembro de 2020

SEMAN 4 PET 4 Resolução da atividade

Saudações!

Novamente Heidegger dá as caras no PET, conhecemos ele (Clique aqui) e deixei até um video explicando sobre sua teoria básica (Clique aqui).

Vou ajuda-los a resolver a atividade 1 que é bem complexa:

As frases que resumem, de forma objetiva, os paradigmas do pensamento filosófico ao longo da história são: (Definir se é correta ou incorreta)

Todo Edifício Filosófico busca o entendimento da realidade, o como a vida e a realidade tiveram a sua origem e por fim qual e o significado do nosso estar ai no mundo. Observando a historia humana e a evolução do pensamento, podemos afirmar que:

I - A primeira explicação que o homem encontra para explicar a realidade, esta nos Mitos, que com a auto percepção e analise da realidade passa a ser o logos.

Correta, vimos que antes da própria Filosofia (saber racional) o Ser humano era amparado pelo conhecimento dos Mitos

II - O advento do Messias Cristao (Jesus Cristo) aproxima o homem da divindade e o faz refletir sobre o seu ser e agir aos olhos da fe.

Correta, na matéria "Filosofia cristã", aprendemos sobre todo impacto que a fé cristã teve na filosofia e sua reflexão sobre o sentido da vida, tudo ancorado na fé.

III - O Teocentrismo, possuiu uma grande preocupação com a vida humana, abominando instituições e poderes, fazendo com que o homem buscasse a sua plenitude.

Na história percebemos que o poder passa a dominar muitas vezes se apoiando na fé, teocêntrico é deus no centro de tudo. A religião se institucionaliza, mescla-se ao governo e por ai vai ... portando, incorreta)

IV - O Racionalismo rompe com antigas tradições que inibiam a evolução das ciências, desmistificando a Natureza e centralizando o homem, como eixo principal da reflexão.

Com certeza correta! vimos em Modernismo como a exaltação da razão, implica no nascimento inclusive da ciência e seu método. inclusive como  igreja barrava os novos questionamentos mas não pode conter a evolução do conhecimento. 

V - O Existir e hoje a preocupação principal da humanidade, que busca uma ressignificação em seu estar ai, vivendo a liberdade, de forma desordenada e claro egoísta.

Essa é polemica, testemunhamos como as coisas vão mal, inclusive na questão de falta de empatia, humanidade, respeito etc ... de modo a concordar com a afirmação ... Contudo, podemos dizer que TODOS são egoístas? todos vivem sua liberdade e não respeitam o outro? Acredito que para não cair na falácia da generalização, devemos considerar essa afirmação como incorreta.

As demais questões são totalmente pessoais ... Divirta-se rs

domingo, 20 de setembro de 2020

SEMANA 3 PET 4 - Ser livre


Comentamos sobre a dicotomia entre Liberdade e determinismo, lembre clicando aqui. Em Heidegger, vimos  a perspectiva de que a esfera da liberdade se dá por meio da consciência (lembre clicando aqui).

Já o tema da SEMANA 3 do PET 4 , foca justamente a ilusão da liberdade, ou seja,  a ideia de que estamos fazendo escolhas livres, mas que no final das contas, podemos estar sendo induzidos a fazer certas escolhas, algo que eu já abordei ao falar de Filosofia e Ideologia:

Em um sentido amplo, ideologia é o conjunto de regras destinadas a orientar a ação das pessoas. Um bom exemplo é a “moda”, que dita o que é bonito e o que as pessoas devem usar, a religião tem sua ideologia, partidos políticos são regidos por ideologias etc. (Note que todos nós em certo ponto temos alguma “ideologia”)

Já em um sentido político (criticado por Karl Marx) a ideologia seria o conjunto d e uma classe dominante estendida 1à classe dominada visando a manutenção da dominação.

Para o filósofo Antônio Gramsci (1891/1937) a ideologia é historicamente necessária, pois quando incorporada ao senso comum, ajuda a estabelecer o consenso. Assim, em um primeiro momento ela tem aspecto positivo ao conservar a unidade do bloco social.

Contudo, seguindo a crítica de Marx, Gramsci vai apontar que em um segundo momento ocorrera a hegemonia de uma classe que passara a dominar, a ideologia então passa a refletir os interesses dessa classe dominante. Logo, será necessária que a classe subalterna desenvolva o seus “intelectuais” a fim de constituírem uma visão coerente e mais crítica de mundo por parte dos “dominados”.

Em suma, se a ideologia é um conjunto de ideias que dizem como as pessoas devem agir e pensar ela pode ser usada eventualmente para “escravizar” a mente das pessoas: Será que uma pessoa usou uma determinada roupa por ter gostado dela ou por ser levado a entender que aquilo é bonito e necessário? Bem sabemos que a mídia tem esse poder de nos “vender” um produto ou criar na cabeça das pessoas a necessidade de ter determinado produto.

(A Escola de Frankfurt tinha a preocupação em estudar a vida social e compor uma teoria crítica da sociedade como um todo. Denunciaram o que ficou conhecida como “teoria de massa”, termo que descreve a sociedade cujo avanço tecnológico é colocado a serviço da lógica capitalista enfatizando o consumo e a diversão como formas de apaziguar os problemas sociais.)

Hoje em dia, temos o fenômeno das Bolhas sociais: 


Uma palavrinha minha: https://youtu.be/ZlWi5oK6Xqg

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

SEMANA 2 PET 4 Heidegger e "O ser no mundo"

 Saudações!

Parece que novamente eu me adiantei, ao falar um pouquinho a mais de Heidegger na segunda semana do PET Vol III, eu acabei explicando tudo o que aparece na atividade dessa semana, veja clicando aqui

Vimos que: Para o filosofo Heidegger, o homem não é como as coisas e animais, seu existir a que chamou de Dasein (Ser aí) caracteriza-se por “ser no mundo” mas não se reduzir a isso, A “Angustia” é um acontecimento do ser livre.

Para não passar batido, vou deixar uma animação legendada que elucida mais ainda o assunto: 



quarta-feira, 9 de setembro de 2020

SEMANA 1 PET 4 - Platão

 


Sócrates que é considerado o Pai da Filosofia por muitos, não deixou nada escrito, tudo o que sabemos dele está principalmente nos diálogos de Platão (427/347 a.C).

(Se quiser saber mais sobre Sócrates veja clicando aqui )

Há duas teorias famosas que podemos atribuir ao Platão:

A teoria do Governante filósofo;

A teoria do mundo das ideias perfeitas ilustrada na famosa "Alegoria da Caverna": Teoria segundo a  qual as coisas que vemos não constituem a verdade , são apenas "aparências", sombras da verdadeira realidade . O real são as ideias das coisas e tudo o que vemos, são "cópias" dessas ideias perfeitas.

Complicado? pense no "amor", enquanto "ideia" o amor não é perfeito? Mas na realidade, nesse mundo material, você vai encontrar o amor tão perfeito quanto a ideia de amor?

(Agora você entende o conceito de "Amor platônico": É aquele que só existe na cabeça da pessoa)

Um vídeo para elucidar essa história toda:


Outro vídeo para contextualizar: