Comentamos sobre a dicotomia entre Liberdade e determinismo, lembre clicando aqui. Em Heidegger, vimos a perspectiva de que a esfera da liberdade se dá por meio da consciência (lembre clicando aqui).
Já o tema da SEMANA 3 do PET 4 , foca justamente a ilusão da liberdade, ou seja, a ideia de que estamos fazendo escolhas livres, mas que no final das contas, podemos estar sendo induzidos a fazer certas escolhas, algo que eu já abordei ao falar de Filosofia e Ideologia:
Em um sentido amplo, ideologia é o conjunto de regras destinadas a orientar a ação das pessoas. Um bom exemplo é a “moda”, que dita o que é bonito e o que as pessoas devem usar, a religião tem sua ideologia, partidos políticos são regidos por ideologias etc. (Note que todos nós em certo ponto temos alguma “ideologia”)
Já em um sentido político (criticado por Karl Marx) a ideologia seria o
conjunto d e uma classe dominante estendida 1à classe dominada visando a
manutenção da dominação.
Para o filósofo Antônio Gramsci (1891/1937) a ideologia é historicamente
necessária, pois quando incorporada ao senso comum, ajuda a estabelecer o
consenso. Assim, em um primeiro momento ela tem aspecto positivo ao conservar a
unidade do bloco social.
Contudo, seguindo a crítica de Marx, Gramsci vai apontar que em um
segundo momento ocorrera a hegemonia de uma classe que passara a dominar, a
ideologia então passa a refletir os interesses dessa classe dominante. Logo,
será necessária que a classe subalterna desenvolva o seus “intelectuais” a fim
de constituírem uma visão coerente e mais crítica de mundo por parte dos
“dominados”.
Em suma, se a ideologia é um conjunto de ideias que dizem como as pessoas devem agir e pensar ela pode ser usada eventualmente para “escravizar” a mente das pessoas: Será que uma pessoa usou uma determinada roupa por ter gostado dela ou por ser levado a entender que aquilo é bonito e necessário? Bem sabemos que a mídia tem esse poder de nos “vender” um produto ou criar na cabeça das pessoas a necessidade de ter determinado produto.
(A Escola de Frankfurt tinha a preocupação em estudar a vida social e compor uma teoria crítica da sociedade como um todo. Denunciaram o que ficou conhecida como “teoria de massa”, termo que descreve a sociedade cujo avanço tecnológico é colocado a serviço da lógica capitalista enfatizando o consumo e a diversão como formas de apaziguar os problemas sociais.)
Hoje em dia, temos o fenômeno das Bolhas sociais:
Uma palavrinha minha: https://youtu.be/ZlWi5oK6Xqg
Nenhum comentário:
Postar um comentário