domingo, 25 de outubro de 2020

PET 5 - 4 Senso Comum

 


Já vimos que na busca por explicações para poder “compreender o mundo”, o homem desenvolveu “formas” de conhecimento, um primeiro momento nessa jornada foi o pensamento mítico ou simplesmente o “Mito”.

Posteriormente ao questionar os mitos de forma racional, nasceu a Filosofia como busca da verdade.

Essa busca por sua vez geral as próprias ciências (Daí a Filosofia ser a mãe das ciências).

 Mas nem todas as formas de conhecimento se resumem à Mitos, Filosofia ou ciência. Temos também o Senso comum:

 O senso comum ou conhecimento “vulgar” (do “povo”) é um saber espontâneo pois vem de uma primeira compreensão do mundo, baseada na opinião, que não inclui nenhuma garantia de verdade.

O senso comum é herdado, pois designa algumas crenças tradicionais do gênero humano, aquilo em que a maioria dos homens acredita ou devem acredita segundo a cultura em que estão inseridos.

Uma forma de compreender o Senso Comum, talvez seja por meio dos ditados populares. Reflita sobre alguns ...


PET 5 - 3 Ideologia

Em um sentido amplo, ideologia é o conjunto de regras destinadas a orientar a ação das pessoas. Um bom exemplo é a “moda”, que dita o que é bonito e o que as pessoas devem usar, a religião tem sua ideologia, partidos políticos são regidos por ideologias etc.



(Note que todos nós em certo ponto temos alguma “ideologia”)

Já em um sentido político (criticado por Karl Marx) a ideologia seria o conjunto d e uma classe dominante estendida 1à classe dominada visando a manutenção da dominação.

Para o filósofo Antônio Gramsci (1891/1937) a ideologia é historicamente necessária, pois quando incorporada ao senso comum, ajuda a estabelecer o consenso. Assim, em um primeiro momento ela tem aspecto positivo ao conservar a unidade do bloco social.

Contudo, seguindo a crítica de Marx, Gramsci vai apontar que em um segundo momento ocorrera a hegemonia de uma classe que passara a dominar, a ideologia então passa a refletir os interesses dessa classe dominante. Logo, será necessária que a classe subalterna desenvolva o seus “intelectuais” a fim de constituírem uma visão coerente e mais crítica de mundo por parte dos “dominados”.

Em suma, se a ideologia é um conjunto de ideias que dizem como as pessoas devem agir e pensar ela pode ser usada eventualmente para “escravizar” a mente das pessoas.

Será que uma pessoa usou uma determinada roupa por ter gostado dela ou por ser levado a entender que aquilo é bonito e necessário? Bem sabemos que a mídia tem esse poder de nos “vender” um produto ou criar na cabeça das pessoas a necessidade de ter determinado produto.

Com tudo isso em mente, porque a ideologia seria então “anti-filosofia”?

 Se a ideologia é uma resposta pronta de como você deve agir e pensar, a Filosofia quer a atitude crítica, de pensamento autônomo ou seja: Que você pense por você mesmo! Então, que use aquela roupa por escolher isso e não por ser condicionado/manipulado a querer usar aquilo.

 E o como isso está ligada à educação? Qual a importância da filosofia na escola? 

Recomendo u texto de minha autoria, clique e veja: 

Não adianta de nada ser crítico só quando te convém

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

PET 5 = 2 - Hedonismo


Finalmente algo novo! Hedonismo, a filosofia de Aristipo de Cirene (435-335 a.C) que sustenta  o "prazer" (Henonê)  como o bem supremo da vida humana.

Em suma: Sustentava que nossa existência tramita entre o prazer e a dor, logo a felicidade é a busca do prazer e o distanciamento da dor.

Mas como está bem claro na atividade do PET, quero ampliar o tema para outra corrente filosófica:

O Hedonismo é confundido com Epicurismo, este por sua vez também é muito mal interpretado como uma filosofia puramente ligada aos prazeres do corpo, daí a necessidade de conhecer um pouco mais dele também, veja o excelente video do canal Epifania Experiência:



domingo, 18 de outubro de 2020

PET 5 = 1 - Dogmatismo

Saudações!

No texto da SEMANA 1 do PET 5, estamos diante do Dogmatismo, que na perspectiva filosófica significa a certeza de que os seres humanos são capazes de atingir um conhecimento verdadeiro e pleno da realidade.

A groso modo, podemos entender que o Dogmatismo é a certeza da verdade, um dogmático é aquele que acha que sabe a "verdade absoluta", não admite dúvidas ou questionamentos.

Isso está relacionado com a questão da Verdade e validade que já discutimos, relembre clicando aqui.

Devemos ressaltar que a atitude filosofia é cética (No sentido do questionamento e dívida), ela busca a verdade, portando não dogmática. Afinal. se encontramos a verdade absoluta, a própria filosofia morreria pois não haveria mais o que buscar.


Quero indicar um texto meu intitulado "Toda opinião merece respeito?" (Veja clicando aqui)


ATIVIDADE do PET:

1 Já comentamos que Kant criticou a pretensão da metafisica de acreditar que se pode chegar à verdade, Segundo ele, existem coisas que estão além da capacidade de entendimento humano, como por exemplo Deus.

2

A) Na política, vemos dogmatismo mais claramente em ditaduras impondo censura e em regimes teocráticos. (A censura por exemplo, basea-se muitas vezes no que é "correto" e "moral")

B) O método cientifico é a busca da comprovação, o senso comum é um saber acritico, ou seja, se em um houve as experiências que comprovam a eficácia de um remédio para que ele seja dado ao paciente, o senso comum lida com o que ele "acha" que funciona.