Intervenção pedagógica
sobre Avaliação diagnóstica de
Filosofia (2° anos)
Professor Marcos André
As questões mais erradas na
avaliação diagnosticas referente ao conteúdo de Filosofia abordavam os
seguintes tópicos:
· Delimitar as esferas do indivíduo, do social e do político.
·
Clarificar noções de lógica, proposição/juízo e
raciocínio/argumento, a partir da distinção validade/verdade.
Para elucidar o assunto, segue o conteúdo de intervenção
pedagógica:
Política
O ser
humano é uma criatura que vive em comunidade, contudo uma das características
que marcam esse aspecto, é a "Política":
A invenção
da política é atribuída aso gregos e romanos pois estes desfizeram as
características anteriores de poder despótico (baseado na “força”) ou
patriarcal.
Os principais
trações da invenção da política são:
·
Separar a autoridade pessoal
do “poder público”;
·
Separar a autoridade militar
do “poder civil”, subordinado a primeira à segunda (Assim, ações militares
deveriam ser discutidas e votadas);
·
A separação da autoridade
religiosa do “poder público” (Impedindo a divinização de governantes);
·
Criaram a ideia de “lei”
como expressão da vontade coletiva;
·
Criaram o “fundo público”,
recursos da comunidade para a comunidade;
·
Inventaram o “espaço
público”, onde quem tinha direitos de cidadão “votavam” seus interesses.
A sociedade como
conhecemos é fruto de toda uma construção através dos tempos. Daí, a teoria do
“contrato social”, teoria segundo a qual, os seres humanos não teriam se unido
“naturalmente” mas sim, por meio de um “pacto” social.
Por isso que política
implica em “poder”, nós abrimos mão de certa liberdade e delegamos poder à
alguém para que este mantenha a ordem e harmonia da comunidade.
E como deve ser esse
poder?
O Absolutismo de Hobbes
Para Hobbes o “homem é lobo
do próprio homem”, e no estado de natureza (Sem leis) vive em constante guerra
de todos contra todos. A solução para esse caos seria o absolutismo político:
·
Poder deve se concentrar em único ponto,
para evitar divergências;
·
Ocorre portando, fusão da autoridade
religiosa e política;
·
Aos súditos (povo) cabe obedecer as
leis;
·
O “estado” (poder) está acima dessas
leis;
·
É proibida toda e qualquer rebelião
(Mesmo que o estado vá contra a vontade do povo) tudo em nome de manter a ordem
e harmonia.
Gostou? O estado deve
ter poder absoluto em nome da paz, uma vez que a natureza do home é maligna e
caótica?
Quem contraria essa
afirmação é Jean Jacques Rousseau (1712-1778). Segundo ele, o a história não
produziu pregresso mas sim, regresso do ponto de vista moral.
Para Rousseau, “O homem
nasce bom, mas a sociedade o corrompe”. O ser humano em seu “estado de
natureza” é superior ao homem “civilizado” pois vive em harmonia com a natureza
sem as necessidades supérfluas do homem moderno.
A decadência do ser
humano em sociedade se deu em três momentos:
·
A invenção da “propriedade privada” que
levaria à inveja, roubo, guerras etc
·
A criação da magistratura (escolas) que
moldam as pessoas a fazerem parte dessa sociedade decadente;
·
A transformação do puro poder em
autoridade.
Outro importante
pensador que vai contrariar a tese de Hobbes é John Locke (1632 – 1704)
Conhecido por ser
pregador da tolerância, “profeta” da separação entre estado e igreja e teórico
da democracia, Locke formulou uma teoria em oposição ao absolutismo de Hobbes
que é considerada ama das bases de nossa democracia atual, o Liberalismo.
Segundo o Liberalismo:
·
O contrato social deve ser estipulado
pelo povo e o estado;
·
O estado deve garantir os diretos
fundamentais do indivíduo: Vida, liberdade e propriedade;
·
O estado não está acima das leis, deve
preserva-las;
·
O cidadão tem o direito à rebelião caso
o Estado não cumpra o seu papel.
Bem diferente do
absolutismo não é? Note que temos a necessidade dos três poderes (Legislativo,
Judiciário e Executivo) justamente para evitar o poder absoluto e desmando de
governadores ...
A
lógica
A
lógica foi desenvolvida por Aristóteles
(384/322 A.C) que deparando-se com todo o acervo de pensamento anterior a ele,
viu-se embaraçado com uma series de contradições algumas aparentes e outras
reais.
Essas
contradições tomaram vulto a partir dos Sofistas.
Diante disto o filósofo reagiu elaborando o primeiro sistema lógico que por
sinal mostrou-se útil até hoje.
A
lógica é uma ciência abstrata. [Abstrato, desligada do mundo real aquilo que é
puramente mental.]
O
Raciocínio lógico
Raciocinar é um
ato próprio da razão. É um tipo de operação discursiva do pensamento que
consiste em encadear logicamente juízos e deles tirar uma conclusão.
Quando
nossos raciocínios ou argumentos são incorretos, caímos no que se chama Falácia ou Sofisma.
Tipos
de raciocínio
Há
três modos pelo qual podemos raciocinar:
- Raciocínio Dedutivo: A dedução
é um tipo de raciocínio que parte de uma proposição geral e conclui outra
preposição geral ou particular que se apresenta como necessária, ou seja,
que deriva logicamente das outras. (Exemplo: Todo metal é dilatado pelo calor. A prata é um metal. Logo, a
prata é dilatada pelo calor.
- Raciocínio indutivo: A indução
é o raciocínio que após considerar um número suficiente de casos
particulares conclui uma verdade. Exemplo: O cobre é condutor de eletricidade. E a prata, e o ouro, e o
ferro. Logo, Todo metal é condutor de eletricidade.
- Raciocínio analógico: É o
raciocínio que se desenvolve a partir da semelhança entre casos
particulares. Assim o raciocínio Analógico não oferece certeza apenas
certa dose de probabilidade. Exemplo: Se
o remédio fez bem para o filho dele, vai fazer bem para o meu.
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