Correção da avaliação diagnóstica de FILOSOFIA dos 2º anos
As questões em
vermelho foram as perguntas erradas com frequência:
1 - A importância do
ensino de Filosofia, no Ensino Médio, está, dentre outros vários fatores, na
possibilidade de propiciar ao aluno a condição de aprender a pensar. Dito isto,
é CORRETO afirmar que:
Resposta correta: a
Filosofia, como uma disciplina acadêmica, firma-se como um objeto de indagação
e investigação para os estudantes secundaristas.
2 - O mito é
essencialmente uma narrativa (...) que não se define apenas pelo tema ou objeto
da narrativa, mas pelo modo de narrar. (M. Chaui) O modo de narrar característico
do pensamento mítico pode ser corretamente definido como uma forma que recorre:
ao mágico para descrever o mundo e o homem.
3 - Qual a relação entre Filosofia com Mito?
Resposta correta: De antagonismo, a Filosofia nasceu dos
questionamentos aos Mitos em uma busca pela verdade.
4 - Moral e Ética,
muitas vezes, na linguagem cotidiana, são tidas como sinônimos; porém, para a
Filosofia, compõem áreas distintas do pensamento filosófico. Partindo desta
constatação, estaria CORRETA a afirmação que se completa na alternativa:
Resposta correta: A
Ética se aplica à disciplina filosófica que trata de estabelecer os fundamentos
e a validade das normas morais e dos juízos de valor ou de apreciação sobre as
ações humanas, qualificando-as de boas ou más.
5 - “A ética precisa ser compreendida como um empreendimento coletivo a
ser constantemente retomado e rediscutido, porque é produto da relação
interpessoal e social. A ética supõe ainda que cada grupo social se organize
sentindo-se responsável por todos e que crie condições para o exercício de um
pensar e agir autônomos. A relação entre ética e política é também uma questão
de educação e luta pela soberania dos povos. É necessária uma ética renovada,
que se construa a partir da natureza dos valores sociais para organizar também
uma nova política”. O século XX teve de repensar a ética para enfrentar novos
problemas oriundos de diferentes crises sociais, conflitos teológicos e
contradições da realidade. Sob esse enfoque e a partir do texto, a ética pode
ser compreendida como:
Resposta correta: Instrumento
de garantia da cidadania, porque através dela os cidadãos passam a pensar e
agir de acordo com valores coletivos.
6 - Qual a relação da
Filosofia com a Ciência?
Resposta correta: A
busca da Filosofia gerou as ciências. Hoje a Filosofia reflete criticamente
sobre as finalidades e métodos da ciência.
7 - Como se relaciona
o conhecimento da Filosofia e o do Senso Comum?
Resposta correta: A
Filosofia faz uma reflexão crítica e busca o que há de válido no Senso Comum
8 -Leia o texto abaixo:
“A doutrina que lhes estou apresentando é justamente o contrário do
quietismo, visto que ela afirma: a realidade não existe a não ser na ação;
aliás, vai longe ainda, acrescentando: o homem nada mais é do que o seu
projeto; só existe na medida em que se realiza; não é nada além do conjunto de
seus atos, nada mais que sua vida”. SARTRE
Tomando o texto acima como referência, assinale a alternativa correta:
O existencialismo de Sartre é o
contrário do quietismo, porque defende que a vida humana é feita a partir das
ações e escolhas que cada ser humano realiza juntamente com outros homens. A
vida do homem é um projeto que se realiza em plena liberdade.
9 - Para os principais pensadores da
antiguidade defendiam que existe uma natureza humana e a plenitude do ser
humano estaria no aperfeiçoamento da razão. Contudo, da perspectiva
existencialista diz o contrário como vimos na celebre frase de Sartre: “A
existência precede a essência”. Tal concepção significa que:
Resposta correta: O ser humano primeiramente existe, tem
suas experiências de vida e daí vai formando sua essência, o seu “eu”;
10 - Segundo Martin Heidegger: “A
transcendência significa o projeto e o esboço de um mundo, mas de tal modo que
quem projeta é comandado pelo ente que transcende (mundo) e é antecipadamente
modelado por ele.” Marque a melhor descrição de tal conceito:
Resposta correta: A transcendência é um ato de liberdade
do Homem matéria.
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